O que faz uma empresa se consolidar no mercado de Venture Capital?
O mercado de Venture Capital tem passado por momentos turbulentos desde 2020, em parte pela dificuldade enfrentada pelas startups nos últimos ciclos operacionais, mas também pelo direcionamento pelos investidores profissionais de recursos para outras modalidades de investimento, o que dificulta a captação de recursos pelos fundos de investimento.
Nesses momentos em que nem tudo vai tão bem assim, o mercado acaba por determinar quem são os players protagonistas, que podem inclusive encontrar nesses contextos grandes oportunidades. Mas essa consolidação no mercado é fruto da responsabilidade com a qual as empresas de gestão de investimentos em venture capital lidam com a solidez dos investimentos por elas realizados. Nesse cenário, destacamos a responsabilidade que tais empresas têm na realização de uma avaliação adequada sobre as empresas investidas, que se inicia por uma auditoria jurídica e financeira, passando por um processo de modelagem financeira de um plano de negócios e a avaliação do valor da empresa alvo. O sucesso desse processo é o que aumentará a capacidade das gestoras em captar recursos de terceiros para investimentos em projetos dessa natureza, com uma boa tese e o tema de casa bem feito.
Uma vez realizado o investimento, também é fundamental que a gestão operacional da empresa investida seja coordenada de perto, com o apoio, fiscalização e/ou participação da gestora.
Ao final do dia, o que importa é como as empresas que atuam nesse setor lidam com as obrigações fiduciárias decorrentes da gestão de recursos de terceiros.